NOTÍCIAS G1

30/07/2018

G1 lança Fato ou Fake, novo serviço de checagem de conteúdos suspeitosSeção vai identificar as mensagens que causam desconfiança e esclarecer o que é real e o que é falso. Apuração será feita em conjunto por jornalistas de G1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, GloboNews e TV Globo. Discursos de políticos também serão conferidos. Conheça os princípios e a metodologia.

os brasileiros sobre conteúdos duvidosos disseminados na internet ou pelo celular, esclarecendo o que é notícia (fato) e o que é falso (fake).

Jornalistas farão um monitoramento diário para identificar mensagens suspeitas muito compartilhadas nas redes sociais e por aplicativos como o WhatsApp. Participam da apuração equipes de G1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, GloboNews e TV Globo.

Cada um desses veículos poderá publicar as checagens feitas em conjunto. Ao juntar forças entre as diversas redações, será possível verificar mais – e mais rápido. A atual editoria É ou não É, do G1, deixa de existir, para dar lugar ao Fato ou Fake.

Também haverá um "bot" (robô) no Facebook e no Twitter que responderá o que é falso ou verdadeiro, caso o assunto já tenha sido verificado pelos jornalistas da Globo. Além disso, por meio de um número de WhatsApp, usuários cadastrados poderão ver os links das checagens realizadas.

Especialistas afirmam que a disseminação de conteúdos falsos é um dos principais desafios a serem enfrentados hoje, pois ela prejudica a tomada de decisões e coloca em risco a democracia. O fenômeno da desinformação, inicialmente conhecido como das "fake news", foi visto em eleições nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França, na Alemanha e, mais recentemente, no México.

A equipe do Fato ou Fake também irá checar discursos de políticos, conferindo selos às declarações (veja quais são ao final deste texto). O objetivo é confrontar as versões dadas como oficiais e impedir a difusão de rumores.

O trabalho do grupo – que não se resumirá ao período eleitoral – é destinado a apurar fatos comprováveis. Não serão abordadas opiniões nem dados lastreados em observações de tendências ou previsão de acontecimentos futuros.

A dúvida leva à verdade

O lançamento do projeto foi precedido por uma campanha de divulgação em TV, rádio e jornal com o mote "Duvide". Um dos vídeos de divulgação resume o espírito do projeto: "O bom jornalismo nasce da dúvida. Se aconteceu, é fato. Se é mentira, é fake. Só que hoje em dia é muito difícil separar o fato do fake. Saber se é inventado ou se aconteceu mesmo. É para isso que serve o jornalismo. Para conferir pra você. Se você tem dúvida, a gente confere. Se você não sabe se é verdade, a gente checa a fonte. Um bom jornalista não publica nada sem duvidar antes. Se não confere não é jornalismo. E conferindo a gente descobre o que de fato é fato e o que de fato é fake. Porque a dúvida leva à verdade. E a gente só trabalha com ela. Jornalismo é isso. A gente duvida. A gente confere. A gente informa. FATO OU FAKE. É jornalismo para o fake não virar news".

Metodologia

Os jornalistas irão monitorar as redes sociais por meio de um amplo leque de ferramentas e trocarão dados entre si sobre o resultado do monitoramento e das checagens. Leitores também poderão sugerir checagens.

Após a constatação de que uma mensagem tenha sido muito compartilhada nas redes sociais, os jornalistas irão investigar a fonte que deu origem a ela, se está fora de contexto ou é antiga e se as imagens apresentadas correspondem ao que é narrado.

Em seguida, serão ouvidas as pessoas citadas. A apuração segue com a manifestação de fontes oficiais, testemunhas e especialistas que possam ajudar a esclarecer o que está escrito ou dito na mensagem.

O principal critério de checagem é a transparência de informações, baseada em três pilares:

  • Transparência de fontes - o objetivo é que o leitor veja com clareza o caminho de apuração percorrido pelo jornalista. Para isso, todas as fontes consultadas durante a checagem estarão identificadas no texto, sejam elas pessoas ou instituições.
  • Transparência de metodologia - o processo de seleção da mensagem a ser checada, a apuração e a classificação da checagem são claras, deixando em destaque o que levou a informação a ser checada, como ocorreu a apuração e o motivo da classificação como fato ou fake.
  • Transparência de correções - caso haja alguma modificação na checagem que tenha comprometido a sua publicação original, essa alteração estará devidamente identificada na reportagem.

Os títulos das checagens publicadas serão sempre claros, já deixando em destaque se é verdadeira ou falsa. Os selos utilizados para classificar as mensagens também são destacados para evitar interpretações dúbias.

Os selos utilizados são:

Selo: FatoSelo: Fato



Entenda porque cantores gospel estão abandonando o Facebook

02/03/2018

Entenda porque cantores gospel estão abandonando o Facebook

A grande maioria desses artistas está trocando o Facebook pelo Instagram facebook-logo

facebook-logo

Nos últimos anos, os cantores gospel e pastores evangélicos passaram a ter o nível dos seus respectivos ministérios medidos, de acordo com a quantidade de seguidores que possuem nas redes sociais.

De modo geral, quanto mais seguidores possuem, mais sucesso tem, e consequentemente, despertam o interesse de gravadoras gospel, tem mais agenda, e claro, ganham mais dinheiro.

No entanto, não basta apenas ter seguidores aos montes, é preciso que haja interação, e para isso, a velocidade da publicação conta bastante.

Pastor Silas Malafaia se torna revendedor Hinode e internet não perdoa

02/03/2018

.Na última terça-feira (24), o pastor Silas Malafaia entrou para o ramo do Marketing multinível, e se tornou mais um membro do “Grupo Hinode”.

A notícia foi difundida através do Facebook de um dos membros do alto escalão da empresa, e surpreendeu a muitos internautas.

+Igreja ameaça punir pastores que trabalharem com Uber e Hinode

No Instagram oficial do pastor, ele divulgou que teve apenas um encontro, e participou de um jantar com Crisciane Rodrigues e sua equipe, uma das proprietárias e vice-presidente do Grupo Hinode.

Mas no Facebook de um dos membros da equipe de Crisciane que também esteve no encontro, ele publicou; “E hoje um grande homem de Deus e líder de milhares acaba de tomar a decisão de somar junto conosco nessa missão de oferecer as pessoas a oportunidade delas mudarem de vida através do Grupo Hinode, seja bem vindo pastor Silas Malafaia”.+ Pastor famoso “Puxa orelha” de cantores gospel, chama de “Artistazinhos” e faz alerta grave

O pastor não é o único famoso do meio gospel a ser membro de uma empresa de Marketing multinível. O cantor gospel Thalles Roberto, é membro da “I9Life”, há alguns anos, e mesmo com a sua carreira na música gospel, o cantor também é um dos líderes da empresa. ..

  https://www.ofuxicogospel.com.br/2018/07/pastor-silas-malafaia-se-torna-revendedor-hinode-e-internet-nao-perdoa.html/

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